21.1 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesMais de 50% das cidades de MS estão sob 'lei seca' pelos...

Mais de 50% das cidades de MS estão sob ‘lei seca’ pelos próximos 14 dias, determina decreto

A medida estadual diz que o “comércio de bebidas alcoólicas” nas 43 cidades de Mato Grosso do Sul taxadas na bandeira cinza, grau extremo para o contágio da Covid, está vedado. Assim, mercados deverão “lacrar as prateleiras ou achar alguma forma de seguir a legislação”, como disse o secretário de Governo do estado.

Pelos próximos 14 dias, as únicas formas de álcool que os moradores das 43 cidades de Mato Grosso do Sul, categorizadas na bandeira cinza do Prosseguir, terão acesso são: o em gel ou 70%, utilizados como higienizadores.

Nesta quinta-feira (10), o governo de Mato Grosso do Sul publicou um decreto com uma série de medidas restritivas por causa do agravamento da pandemia no estado. Dentre elas, houve a decisão de proibir o “comércio de bebidas alcoólicas” nos 43 municípios que estão categorizados na bandeira cinza, grau extremo da Covid. Assim, fica instituído uma espécie de “lei seca” a partir desta sexta-feira (11) e que durará até 24 de junho, nas cidades específicas.

O secretário estadual de Governo, Sérgio Murilo Mota, disse que os supermercados, mercados e locais que vendem as bebidas alcoólicas deverão encontrar alguma forma para que a determinação seja cumprida.

“Os mercados deverão colocar algum lacre ou adotar alguma forma para se adequar para atender a legislação. Isso vai de cada estabelecimento comercial. A regra está aí! Se não cumprir, o Ministério Público está pronto para tomar as providências”, detalhou o secretário.

Sérgio Murilo também falou que a fiscalização será mais rígida e o a secretaria estadual de Segurança seguirá atuante nos municípios que contam apenas com as forças de segurança pública estaduais. “O secretário de Segurança vai adotar as medidas de fiscalizações. Estamos trabalhando junto com as prefeituras, vamos aumentar naqueles municípios que dependem exclusivamente do estado”.

O secretário mencionou que o único local que será permitido o consumo de bebidas alcoólicas é dentro das residências. “As pessoas que saírem para jantar ou comer fora, não poderão beber bebida alcoólica. Quem quiser tomar, deve ingerir dentro de casa e se a pessoa tiver o produto, pois a venda estará proibida”, disse.

Diante da restrição, Sérgio Murilo vê que o decreto ajudará na diminuição de festas clandestinas. O secretário falou que a situação em que Mato Grosso do Sul enfrenta, em relação à pandemia, exige medidas mais rígidas.

“O que o Prosseguir fez ao se deparar com esta crise, é fazer medidas para minimizar a situação crítica que os hospitais estão enfrentando, até mesmo para que estes hospitais consigam atender com a estrutura física que eles têm”, finalizou Sérgio Murilo.

G1MS

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS