23.1 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesParanaíba poderá contar com UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonose

Paranaíba poderá contar com UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonose

Paranaíba poderá contar com uma Unidade de Vigilância em Zoonose (UVZ tipo 1), com estrutura física e técnica, para realizar vacinas, testes, eutanásia, necropsia, dotada também de canil e gatil para observar as questões de zoonoses dos cães e gatos do município. A UVZ-1 deverá ser instalada em breve em Paranaíba, conforme revelou o Médico Veterinário da Vigilância sanitária do município, Gilson Piva.

Durante entrevista à rádio Difusora ele assegurou que o complexo deverá ser instalado no campus da Medicina veterinária da UEMS, garantindo que os estudos estão adiantados e em breve deverá ser anunciado pelo prefeito Maycol Queiroz. Ele adiantou ainda que a vigilância sanitária realizara um inquérito sanitário para aferir a incidência da leischmaniose na cidade.

Nos dias 27, 28 e 29 de maio, equipes da vigilância sanitária serão distribuídos em cinco pontos da cidade para coleta de sangue em domicílios com cães e gatos. A medida visa coletar dados que serão enviados ao Ministério de Saúde para a solicitação de coleiras contra leischmaniose.

Para preparar os profissionais envolvidos no inquérito sanitário, a partir desta segunda-feira (22) e até 26 de maio, a vigilância sanitária do município em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realiza a capacitação para vigilância em saúde em zoonose.

Serão abordados o controle integrado de vetores, raiva, leishmaniose, controle de roedores, escorpiões, pulgas, carrapatos, pombos e moluscos.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS