26.9 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCidadePrograma “Jovem Aprendiz” será implementado em Paranaíba

Programa “Jovem Aprendiz” será implementado em Paranaíba

Desde a criação da Lei Municipal nº1.890, de 16 de setembro de 2013, que institui o “Programa Jovem Aprendiz”, até os dias atuais, nenhuma administração havia colocado em prática o direito de jovens serem inseridos no primeiro emprego. Essa realidade muda a partir desta gestão.

O prefeito Maycol Queiroz solicitou à Secretaria de Indústria e Comércio e à Secretaria de Assistência Social que trabalhem em conjunto para oportunizar a efetivação da lei. Para discutir a melhor forma de colocar em prática a implementação, na última quarta-feira, 18, ocorreu uma reunião entre o secretário de Indústria e Comércio, Edivando Quirino, o servidor Saulo Alves de Freitas, secretária de Assistência Social Celina Pereira, a responsável pelo departamento de proteção social especial Emili Caroline Cota de Jesus Farias e a responsável pelo departamento de proteção social básica Janete Munhoz.

O Jovem Aprendiz é um Programa do Governo Federal aprovado no ano 2000, mas regulamentado em 2005. A lei determina que todas as empresas de médio e grande porte devem ter de 5 a 15% de menor aprendiz em sua staff. Para a implementação dessa Lei nos municípios é necessário ser regulamentada por uma lei municipal, como ocorre em Paranaíba.

Edivando Quirino contou ainda que, em atendimento à determinação do prefeito já entrou em contato com diversas empresas e as vagas serão disponibilizadas. Como procede em todos os programas, é necessário que o jovem esteja de acordo com os requisitos, para que seja possível se inscrever e aproveitar essa grande oportunidade: ser considerado baixa renda, com renda familiar de até um salário mínimo (laudo da Secretaria de Assistência Social); ter cursado em escola pública em toda a sua vida escolar ou em escola particular como bolsista; ter menos de 25 anos.

As inscrições estão abertas na Prefeitura, na sala da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. A expectativa é que várias empresas façam adesão ao programa Jovem Aprendiz.

DECOM

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS