19.8 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesProjeto quer venda de medicamentos em supermercados

Projeto quer venda de medicamentos em supermercados

Depois de ter apresentado projeto de lei que permitia as farmácias comercializarem produtos de conveniência (de pilha a doces, bebidas não alcoólicas, pequenos produtos eletrônicos etc), o deputado João Henrique (PL) protocolou hoje na Assembleia Legislativa, na mesma linha liberal do anterior, um projeto de lei que dá permissão aos supermercados e estabelecimentos similares a venderem medicamentos isentos de prescrição aos consumidores (os chamados MIPs), no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul.

Os medicamentos isentos de prescrição são destinados ao tratamento de sintomas e condições de baixa gravidade. Com segurança e eficácia exaustivamente já comprovadas, esse tipo de produto dispensa o receituário para que possa ser dispensado diretamente ao consumidor final. Geralmente são produtos destinados a tratar cefaleias, acidez estomacal, febre, tosse, dor e inflamação da garganta, assaduras, prisão de ventre, congestão nasal, sintomas de gripes e resfriados, entre outras moléstias.

“Quem nunca precisou de um medicamento para aquela dor de cabeça, ou um antiácido, um antitérmico e não conseguiu comprar porque a farmácia está fechada ou, ainda, porque este estabelecimento mais próximo fica longe de casa? Já supermercado, mercadinhos e conveniências sempre há um por perto”, explica o deputado.

Justamente por tratarem males menores, são medicamentos que estão disponíveis livremente em gôndolas nas farmácias e drogarias, pois não há necessidade de apresentação de receita médica ou de qualquer outra natureza para a sua compra. “Para comprar basta entrar na farmácia, pegar na gôndola e efetuar o pagamento direto no caixa, sem que nenhum médico ou farmacêutico saiba da compra. O mesmo acontecerá quando estiverem à disposição do consumidor nos supermercados e similares. São inúmeros os países que já têm esta prática, sendo o principal exemplo os Estados Unidos, cuja venda de MIPs é largamente feita em vários estabelecimentos fora das farmácias convencionais”.

Além de facilitar, e muito, o acesso do consumidor a este tipo de medicamento, o deputado faz outra observação: “A questão econômica, que diz que quanto mais lugares tiverem este tipo de medicamento disponível, melhor para a população, porque há mais concorrência e os preços tendem a baixar”,

Para o deputado, o consumidor tem que ter o poder de decisão para adquirir qualquer destes medicamentos isentos de prescrição médica. “Nós queremos que o consumidor tenha o poder de decidir se aquele medicamento pode lhe ajudar naquele momento. É preciso lembrar que em Mato Grosso do Sul nós temos 79 municípios e em muitos deles talvez uma única farmácia, com horário de funcionamento que não atenda às necessidades do consumidor, ao contrário de um mercadinho, uma conveniência, geralmente com horários estendidos”.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS