22.7 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEstadoUEMS/Cassilândia: Projeto visa a expansão do cultivo do lúpulo para a região...

UEMS/Cassilândia: Projeto visa a expansão do cultivo do lúpulo para a região do Bolsão de MS

Docentes do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Cassilândia, realizaram uma visita técnica à empresa Hops Brasil, no município de Cedral, São Paulo, no dia 19 de junho, com o objetivo de obter troca de informações para que, por meio de um projeto, possa-se expandir a expansão do cultivo do lúpulo para a região do Bolsão de Mato Grosso do Sul.

Participaram da visita os Professores e Pesquisadores do Research Group for Innovation and Advancement of Agriculture – INNOVA, Dr. Cássio de Castro Seron, Dr. Murilo Battistuzzi Martins e Dr. Eduardo Pradi Vendruscolo, que foram recebidos na empresa Hops Brasil, pelo CEO da empresa, Ricardo Beolchi.

Durante o encontro foram abordadas as diversas aplicabilidades da espécie em ramos da indústria, principalmente relacionadas à alimentícia e à farmacêutica, as características técnicas de cultivo e beneficiamento da produção. Também, foram elencados os benefícios da inserção da cultura em um panorama regional e nacional, tendo em vista que praticamente todo o lúpulo utilizado atualmente no Brasil é importado de outros países produtores.

Os três pesquisadores, e coordenadores do projeto MS Hops, vislumbram uma série de vantagens com o cultivo do lúpulo na região Bolsão Sul-Matogrossense, tais como a possibilidade de diversificação de espécies cultivadas na região, valorização da área produtiva e o atendimento ao mercado em expansão, que é a aquisição de lúpulo fresco. Concomitantemente, o projeto visa a inserção de estudantes de graduação e pós-graduação nas atividades a serem desenvolvidas, despertando o interesse para as possibilidades de mercado, além daquelas já estabelecidas.

De acordo com os pesquisadores, inicialmente, serão testadas algumas cultivares com características que favoreçam o seu desenvolvimento nas condições ambientais da região e que possuam aceitação no mercado nacional. Posteriormente, serão selecionadas as cultivares para os testes produtivos à campo, com inserção do sistema de condução característico à produção da espécie.

“Ressalta-se a importância do contato entre a Universidade e as empresas estabelecidas no ramo, para que ocorra uma troca de informações mútua, que possibilite o avanço do conhecimento acerca da produção de lúpulo brasileiro de alta qualidade e competitividade. Agradecemos à Hops Brasil por apoiar essa ideia e colaborar através da transmissão de conhecimentos que consistirão como base para a implementação do projeto”, destacaram os pesquisadores da UEMS.

UEMS

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS