19.8 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesÚltima Superlua do ano poderá ser vista em MS nesta quinta-feira; saiba...

Última Superlua do ano poderá ser vista em MS nesta quinta-feira; saiba como observar

Acontece na quinta-feira (11) a terceira e última Superlua do ano, a chamada Lua de Esturjão, que poderá ser vista no céu de todo Brasil, consequentemente, em Mato Grosso do Sul também, claro, se as condições climáticas favorecerem. O satélite natural ainda poderá ser visto a olho nu, sem ajuda de equipamentos.

O fenômeno será o terceiro de 2022, a primeira foi a Superlua de Morango, em junho, e Superlua dos Cervos, em julho. Segundo a Forbes Brasil, este episódio terá a lua envolta por tons de laranja – como toda lua crescente é vista no horizonte – mas a Lua de Esturjão será totalmente iluminada pelo sol, menos de 10h depois de estar no ponto mais próximo da terra.

Caso as nuvens ou mau tempo não atrapalhem, em Mato Grosso do Sul os moradores poderão observá-la a partir das 17h40 e 18h. O ideal é notar logo no início do surgimento no céu, momento que o satélite está mais iluminado no horizonte.

Superlua Esturjão

A Lua de Esturjão estará visível entre quinta e sexta-feira (12), pois poderá ser vista na América do Norte no primeiro dia e em seguida na Europa.

O céu estará ainda mais fascinante na região norte e nordeste do país. Segundo o G1, acontecerá entre 12 e 13 de agosto a chuva de meteoros Perseidas, que acontece todos os anos. Segundo informação da Nasa, Agência Internacional, o fenômeno costuma render de 50 a 100 estrelas cadentes por pico.

Esse ano, junto com a superlua, a chuva terá intensidade reduzida, pois será ofuscada pelo brilho da Superlua de Esturjão.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS