Leitos de UTI de Paranaíba foram habilitados pelo Ministério da Saúde

0
171

Foi publicada pelo Ministério de Saúde a Portaria GM/MS Nº 220, de 27 de janeiro de 2022, que habilita os 10 leitos de UTI COVID de Paranaíba como UTI fixa. A notícia foi dada pela secretária de Saúde, Franciani Mariano Forni durante entrevista para as emissoras de rádio local.

De acordo com a secretária, com a habilitação Paranaíba receberá um repasse mensal por leito para a Santa Casa, para manter a UTI em pleno funcionamento. Anualmente o valor do custeio será de R$  1.971.000,00 (Um Milhão Novecentos e Setenta e Um Mil Reais). “ Agora o Ministério da Saúde reconheceu o Município de Paranaíba com UTI fixa. O prédio para abrigar os leitos ainda serão construídos, mas os nossos leitos de COVID já estão reconhecidos como leitos fixos em Paranaíba, então mesmo que a pandemia acabe amanhã nós não vamos perder mais estes leitos. Eles já estão cadastrados e credenciados no Ministério da Saúde”, explicou.

Franciani contou ainda que o prefeito Maycol Queiroz, juntamente com a Secretaria e com a diretoria da Santa Casa estão a todo momento em contato com o Estado para agilizar o início das obras. “Levamos documentos para a engenheira, montamos todos os projetos; agora tem alguns pontos que a própria construtora tem que fornecer para o Estado para já iniciarmos as obras. Está tudo praticamente pronto é só o Estado liberar as certidões que faltam”.

As UTI’s estão em pleno funcionamento e, segundo a secretária, enquanto o prédio não é construído a UTI permanece no local onde está. “A empreiteira garantiu entregar a obra em seis meses. Após a entrega da obra, os equipamentos da UTI passarão para a nova sala”.

Fonte: Decom Prefeitura de Paranaíba