Prefeitura recebe entidades inscritas no FEPENGAS para discutir repasse anual

0
33

A Administração Municipal de Paranaíba recebeu, na tarde desta quarta-feira, 16, entidades inscritas no FEPENGAS (Fórum Permanente das Entidades Não Governamentais de Assistência Social) para discutir o repasse anual.

Estiveram presentes no Gabinete, representantes da Casa da Criança, Hospital Psiquiátrico, Associação Anti Alcóolica, Apae, Lar dos Idosos, LBV, Instituto Irmã Emiliana, Obras Sociais Jesus Consolador e Associação Joana D’Angelis. A reunião foi realizada entre os responsáveis e a secretária de Assistência Social, Celina Pereira, a secretária de Gabinete, Jane Paula, a secretária de Administração, Adailda Lopes e o gerente de Tributos, Vitor Almeida.

Durante as tratativas, ficou definido pela gestão que para dar agilidade aos repasses e para não prejudicar as entidades, o valor dos repasses manterão os valores do ano passado e se houver reajuste haverá um aditivo no convênio entre o FEPENGAS e a Prefeitura.

A secretária de Assistência Social, Celina, explicou que as entidades recebem o mesmo valor desde 2017 e não houve nenhuma alteração nos valores de repasse do Governo do Estado e nem do Governo Federal. O Município aguarda a decisão destes dois entes para ter conhecimento se esta situação se manterá ou não. Foi sugerido que o repasse seja feito em forma de partilha per capta, conforme o atendimento de cada entidade.

A secretária de Gabinete, Jane Paula, representando o prefeito Maycol Queiroz e o secretário de Governo, Deoclésio Pereira de Souza Junior do Kézio, afirmou que a sugestão é que o repasse seja feito como atende o Governo Federal, por número de alunos. De imediato, a Administração Municipal dará andamento no processo com o valor do ano anterior para que as entidades não fiquem sem receber no começo do ano. “A gente não quer que vocês tenham atraso de forma alguma, porque sabemos que vocês têm compromissos que não podem esperar. Vamos pagar janeiro e fevereiro e a partir de março vamos ver o que pode ser dado de aumento”, disse.

Heloiza Israel de Oliveira Reis, presidente do FEPENGAS e presidente da APAE, falou das dificuldades das entidades em atender seus públicos-alvo e fez reivindicações para a gestão. Ela solicitou para que haja um reajuste e que o repasse seja antecipado para o mês de março, para que as entidades consigam pagar seus custeios com tranquilidade; e pediu ainda os extratos originais de repasses, por se tratar de contas coletivas.

“Vamos caminhar juntos que é para o bem de todos. Vamos providenciar as documentações e até o dia 15 de março a gente aguarda este aumento. É muito necessário. Eu espero que coisas boas venham, estamos em prol dos mais necessitados e não vamos desistir, vamos continuar arregaçando as mangas e trabalhando para todos. O diálogo resolve tudo”.

A secretária de Administração, Adailda Lopes, solicitou agilidade nos documentos para o setor responsável e garantiu que fará o pagamento das instituições que entregarem o mais rápido possível.

No fechamento da reunião, outros dois pedidos foram feitos: a Associação Antialcoólica solicitou que sejam disponibilizados dois profissionais (um psicólogo e uma assistente social) e a Casa da Criança requereu a inclusão no Conselho de Assistência Social.

Fonte: Decom Prefeitura de Paranaíba