20.3 C
Paranaíba
quinta-feira, 18 abril, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesParaíso ecoturístico, Costa Rica deve sediar eventos esportivos de aventura junto à...

Paraíso ecoturístico, Costa Rica deve sediar eventos esportivos de aventura junto à Fundesporte

Rica biodiversidade de fauna e flora, potencialidade ecoturística e ambiente propício para a realização de esportes de aventura. Isso tudo se resume a Costa Rica. A cidade, localizada no Norte de Mato Grosso do Sul, a mais de 330 quilômetros da capital, é um dos principais destinos daqueles que amam a prática desportiva em contato com a natureza. Não à toa, além de ser conhecida como a Capital Estadual do Algodão, o município esbanja o título de Capital dos Esportes de Aventura no estado.

Equipe técnica da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) pôde observar todas estas características durante visita ao município, acompanhada de servidores da Prefeitura e Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura.

O objetivo foi analisar com detalhes e fazer levantamento a respeito da estrutura oferecida pela cidade e o potencial atrativo para sediar eventos que unem esporte e natureza, como caminhada e corrida em trilha (trekking, por exemplo), ciclismo de montanha (mountain bike), rapel, escalada, canoagem, arvorismo, descida em corredeiras com botes (rafting) e tantas outras.

Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a finalidade é integrar ainda mais ações de esporte e lazer à biodiversidade ímpar de Mato Grosso do Sul, como encontrada em Costa Rica. “Temos uma preocupação muito grande em estreitar parcerias para desenvolver eventos que fomentem não só o esporte, mas também o setor econômico e turístico do nosso estado”.

O foco principal da visita técnica foi o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (PNMSS), distante a cerca de três quilômetros da cidade. Parte do bioma Cerrado, a unidade de conservação ambiental possui 70,4 hectares e abriga as corredeiras do Rio Sucuriú, integrante da Bacia Hidrográfica do Paraná. No local, é possível avistar a cachoeira Salto Majestoso, com 64 metros de altura, principalmente durante a prática de tirolesa.

“Observamos que o Parque possui uma estrutura impecável para a prática de esportes de aventura, com serviços ambientais e sustentáveis que envolvem todos os cuidados de conservação e preservação ecológica do município”, avalia a assessora especial da presidência da Fundesporte, Fabiane de Oliveira Macedo. O roteiro da visita também incluiu alguns cânions.o

De acordo com a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas da Fundesporte, Karina Pereira Quaini, a intenção, entre outros eventos, é criar um circuito de trekking (caminhada em trilha) pelo estado, colocando Costa Rica na rota. “Estamos vistoriando várias cidades com potencial de prova e Costa Rica foi um destaque, porque apresenta estrutura física muito boa, sem contar a natureza maravilhosa. O município tem um cuidado muito especial com suas reservas e unidades de conservação, com muitas cachoeiras”.

O secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Baird, foi o responsável por recepcionar a equipe da Fundesporte. Ele avalia positivamente a parceria com a entidade. “Acreditamos muito nessa parceria que, sem dúvidas, vai ajudar no desenvolvimento turístico e no esporte do nosso município nos próximos anos. Por mais que Costa Rica seja uma cidade relativamente nova, tem estrutura física para receber diversos tipos de eventos esportivos”.

Além dos citados, participaram da visita os técnicos desportivos da Gedel/Fundesporte, Flávio Denis e Heber Vilela. Também representaram a Secretaria Municipal Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, o diretor de esportes, Guilherme Ferreira e o coordenador de esportes de aventura, Victor Renato Freitas, em nome do prefeito Cleverson Alves.

Legado

Costa Rica deu início ao seu legado de Capital Estadual dos Esportes de Aventura em 2016, ao sediar a Copa América de Corrida de Aventura. No ano seguinte, foi palco de etapa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike (MTB), evento de ciclismo para promover o “Brasil Ride 24 horas” e o Desafio Brow de MTB. Em 2018, foram mais dois torneios trazidos pela Brasil Ride e Brow Bruto.

Já em julho de 2019, a cidade recebeu o Campeonato Mundial MTB 24 Horas Solo, com a presença do multicampeão nacional e mundial de MTB, o brasileiro Henrique Avancini, embaixador oficial da competição. Um mês depois, a 27ª edição do Sertões, o maior Rally das Américas, também passou por Costa Rica.

FONTE: Prefeitura de Costa Rica

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS